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Governança Corporativa Conselho de Administração, Diretoria e Conselho Fiscal

Conselho de Administração, Diretoria e Conselho Fiscal

De acordo com o Estatuto Social da Lupatech, a Companhia é administrada pelo Conselho de Administração e pela Diretoria, composta pelo Diretor Presidente, o Diretor de Relações com Investidores e demais Diretores sem designação específica. O Estatuto Social da Lupatech prevê o Conselho Fiscal de funcionamento não permanente, composto de, no mínimo 3 e no máximo 5 membros, com igual número de suplentes, devendo ser instalado nos exercícios sociais a pedido dos acionistas da Companhia. 

Conselho de Administração

Estatuto Social da Lupatech prevê que o Conselho de Administração seja composto de no mínimo 5 (cinco) e no máximo 9 (nove) membros, e até igual número de suplentes. O Conselho de Administração deverá ser composto, em sua maioria, por Conselheiros Independentes, eleitos pela Assembleia Geral de Acionistas, com mandato unificado e com duração de 2 anos, permitida a reeleição. Excepcionalmente e para fins de transição, quando o Poder de Controle da Companhia passar a ser exercido de forma difusa, conforme definido no Estatuto Social da Lupatech, os membros do Conselho de Administração poderão ser eleitos uma única vez, com mandato unificado de até 3 anos.

Os membros do Conselho de Administração da Lupatech devem ser residentes no País. As competências do Conselho de Administração incluem a definição da orientação geral dos negócios da Companhia, a eleição dos diretores e a supervisão da administração.

Nome Data de Eleição Cargo
Carlos Mario Calad Serrano 13/12/2016 Conselheiro Efetivo
Celso Fernando Lucchesi 13/12/2016 Presidente do Conselho de Administração
Rafael Gorenstein 13/12/2016 Conselheiro Efetivo
João Marcos Cavichioli Feiteiro 23/08/2017 Conselheiro Efetivo
Simone Anhaia Melo 13/12/2016 Conselheiro Independente Efetivo

Carlos Mario Calad Serrano. Engenheiro elétrico pela Universidade de Los Andes, em Bogotá, possui cursos de Coaching Certification e Creating Breakthrough Strategies pela Universidade de Columbia, Gestão Estratégica de Marketing, na Universidade de Stanford e Harvard. Foi executivo sênior da Archer, empresa internacional da Indústria Serviços de Petróleo e Gás e ocupou posições de gestão em empresas internacionais e nacionais de petróleo na América Latina, Espanha e Ásia.

Celso Fernando Lucchesi. Graduado em Geologia pela UFRGS em 1972, desenvolveu-se em gestão empresarial através de cursos na Fundação Dom Cabral (PGA), Insead e Wharton School. Ingressou na Petrobras em 1973, onde foi Superintendente Executivo de E&P, Diretor Gerente e membro do Comitê de Negócios, e responsável pelas atividades de Estratégia Corporativa e Desempenho Empresarial entre 2003 e 2011, incluindo planejamento estratégico, elaboração dos planos de negócios, orçamento, desempenho e análise de projetos de investimentos. 
Atuou como Vice-Presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Mundial de Energia de 20013 a 2012, Membro do Conselho de Administração da Petroquímica Paulínia (PPSA) de 2005 a 2008 e Consultor Sênior da Schlumberger Business Consulting (SBC) de 2013 a 2015. 

Rafael Gorenstein. Engenheiro de Mecânica Aeronáutica graduado pelo ITA, Mestre em Engenharia Teoria de Controle e Estatística pela PUC-RJ e MBA pelo Imperial College, Londres. Atuou como executivo financeiro em Banco de Investimento e em várias empresas de grande porte dos setores imobiliário, têxtil, de bebidas e de telecomunicações. Acumula relevante experiência como consultor em reestruturação de empresas em distress e em renegociação de passivos. Atualmente está aposentado e tem se envolvido em consultoria independente, desenvolvimento de negócios e atividades sociais na Argentina e no Peru.

João Marcos Cavichioli Feiteiro. Advogado graduado pela PUC/SP, com LL.M em Direito Societário pelo INSPER. Membro do TMA - Turnaround Management Association e da ICC - International Chamber of Commerce. Atuou como executivo jurídico em companhias de grande porte do setor de petróleo e gás, acumulando relevante experiência em gestão legal estratégica, reestruturação de empresas e renegociação de passivos. Atualmente presta consultoria jurídica estratégica a seus clientes por meio do Feiteiro & Araujo Advogados.

Simone Anhaia Melo. Graduada em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1988, pós-graduada em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos e cursos nível doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, tais como Direito Ambiental e Política Ambiental. Realizou, ainda, Curso de Regulação (PRO-REG) pela London School of Economics em 2010 e Curso de Análise de Impacto Regulátório OCDe (PRO-REG/Programa de Treinamento Banco Mundial) em 2013. Exerceu ainda os seguintes cargos (i) Gerente e Pesquisadora no Laboratório de Gestão Ambiental da Embrapa entre 1995 e 2002; (ii) Gerente Ambiental da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), entre 2002 e 2007; (iii) Assessora Sênior da ANP entre 2007 e 2013. Atualmente, atua como consultora no setor de Óleo, Gás e Biocombustíveis. 

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é o órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O conselho fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, caso em que atuará durante um exercício social específico quando instalado a pedido dos acionistas que representem, no mínimo, 2% das ações com direito a voto e cada período de seu funcionamento terminará na primeira assembléia geral ordinária após a sua instalação.

As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia. A Lei das Sociedades por Ações também exige que o Conselho Fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros e seus respectivos suplentes.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal da Lupatech não poderá conter membros que (i) sejam membros do seu Conselho de Administração; (ii) sejam membros da sua Diretoria Executiva; (iii) sejam empregados, de sociedade controlada ou sob seu controle comum; ou (iv) sejam cônjuges ou parentes até o terceiro grau de qualquer membro da Administração da Companhia.

O Estatuto Social da Lupatech prevê o Conselho Fiscal de caráter não permanente, eleito unicamente a pedido dos acionistas da Companhia em assembleia geral. Para o presente exercício, até o presente momento, não foi solicitada a instalação do Conselho Fiscal pelos acionistas.

Diretoria Executiva

O Estatuto Social da Lupatech prevê que a Diretoria seja composta por até nove membros, acionistas ou não, residentes no País. Os diretores são responsáveis pela execução das decisões do Conselho de Administração e pela administração direta da Companhia.

A Diretoria é composta atualmente por 2 diretores eleitos pelo Conselho de Administração, com mandato de um ano, renovável por igual período, acionistas ou não.
 

Nome Data de Eleição Cargo / Designação
Rafael Gorenstein 27/04/2017 Presidente e de Relações com Investidores
Paulo Prado da Silva 27/04/2017 Diretor sem designação específica

Rafael Gorenstein. Engenheiro de Mecânica Aeronáutica graduado pelo ITA, Mestre em Engenharia Teoria de Controle e Estatística pela PUC-RJ e MBA pelo Imperial College, Londres. Atuou como executivo financeiro em Banco de Investimento e em várias empresas de grande porte dos setores imobiliário, têxtil, de bebidas e de telecomunicações. Acumula relevante experiência como consultor em reestruturação de empresas em distress e em renegociação de passivos.

Paulo Prado da Silva. Graduação em Engenharia e Administração de Empresas e tem atuação de 35 anos na gestão de empreendimentos industriais nas áreas Oil & Gás (offshore e refinarias), com sólida experiência na direção geral e liderança comercial de empresas de automação industrial, manufatura de válvulas, engenharias mecânica e eletrônica. Relevante atuação em projetos de reestruturação de operações industriais e implantação de programas de melhoria contínua.

 

Última Atualização: 08 de dezembro de 2017

 

 

 

 
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2009-06-15T14:39:17
2009-06-24T11:55:40