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Governança Corporativa Conselho de Administração, Diretoria e Conselho Fiscal

Conselho de Administração, Diretoria e Conselho Fiscal

De acordo com o Estatuto Social da Lupatech, a Companhia é administrada pelo Conselho de Administração e pela Diretoria, composta pelo Diretor Presidente, o Diretor de Relações com Investidores e demais Diretores sem designação específica. O Estatuto Social da Lupatech prevê o Conselho Fiscal de funcionamento não permanente, composto de, no mínimo 3 e no máximo 5 membros, com igual número de suplentes, devendo ser instalado nos exercícios sociais a pedido dos acionistas da Companhia. 
 

Conselho de Administração

O Estatuto Social da Lupatech prevê que o Conselho de Administração seja composto de no mínimo 5 (cinco) e no máximo 9 (nove) membros, e até igual número de suplentes. O Conselho de Administração deverá ser composto, em sua maioria, por Conselheiros Independentes, eleitos pela Assembléia Geral de Acionistas, com mandato unificado e com duração de 2 anos, permitida a reeleição. Excepcionalmente e para fins de transição, quando o Poder de Controle da Companhia passar a ser exercido de forma difusa, conforme definido no Estatuto Social da Lupatech, os membros do Conselho de Administração poderão ser eleitos uma única vez, com mandato unificado de até 3 anos.

Os membros do Conselho de Administração da Lupatech devem ser residentes no País. As competências do Conselho de Administração incluem a definição da orientação geral dos negócios da Companhia, a eleição dos diretores e a supervisão da administração.

Nome Data de Eleição Cargo
Antonio Ernesto Ferreira Müller 17/10/2014 Conselheiro Independente Efetivo
Caio Marcelo de Medeiros Melo 17/10/2014 Conselheiro Independente Efetivo
Celso Fernando Lucchesi 17/10/2014 Presidente do Conselho de Administração
Cesar Guillermo Gonzalez Neuman 17/10/2014 Conselheiro Independente Efetivo
Luiz Augusto Marciano da Fonseca 17/10/2014 Conselheiro Independente Efetivo
Ricardo Doebeli 17/10/2014 Conselheiro Efetivo
Simone Anhaia Melo 17/10/2014 Conselheiro Independente Efetivo

Antonio Ernesto Ferreira Müller. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1966, ingressou no mesmo ano na Furnas Centrais Elétricas S.A., onde exerceu, até 1979, os cargos de Gerente da Divisão de Equipamentos Térmicos e Nucleares, Gerente Adjunto do Departamento de Engenharia Térmica, Gerente do Escritório de Nova York, Assistente do Diretor Técnico, Superintendente Adjunto e Superintendente do Projeto da Usina Nuclear de Angra. Em 1980, ingressou na Promon Engenharia S.A., onde exerceu, até 1987, os cargos de Gerente de Usinas Térmicas, Gerente de Mercado de Termelétricas, Gerente e Superintendente de Operações e Mercado de Termelétricas, Superintendente de Desenvolvimento de Negócios Internacionais, Superintendente da unidade de negócios de indústrias e mineração e Diretor Estatutário. Também exerceu os seguintes cargos (a) Diretor Estatutário do Centro de Tecnologia Promon (entre 1983 e 1987), da Setal Engenharia e Construções S.A., da Setal Instalações Industriais S.A., da ABB Setal- Lummus Engenharia e Construção S.A. (entre 1987 e 1991), da Promon Engenharia Ltda. (entre 1991 a 1999), da Promon Tecnologia S.A. (entre 1998 a 1999); (ii) Diretor Vice-Presidente da Setal Engenharia e Construções S.A., da Setal Instalações Industriais S.A., da ABB Setal- Lummus Engenharia e Construção S.A. (entre 1987 e 1991), e da INEPAR S.A. Indústria e Construções S.A. (entre 1999 e 2002). Anteriormente, atuou, ainda, como membro do Conselho de Administração da Starfish Oil&Gas S.A. (entre 2003 e 2008), da BRTÜV Avaliações de Qualidade Ltda. (entre 2003 e 2009), da Dedini Indústria de Base S.A. (entre 2003 e 2010), e da Dedini Automação e Processo S.A. (entre 2006 e 2010). Atualmente, ocupa o cargo de Diretor Presidente da AEM Serviços de Engenharia Ltda. desde 2002 e é membro do Conselho de Administração da Tridimensional Energia S.A., desde 2006, e da Deepflex Incorporated U.S.A., desde 2011.

Caio Marcelo de Medeiros Melo. Graduado em Economia pela Universidade de Brasília em 1997, atualmente é Superintendente da Área de Mercado de Capitais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES onde ingressou como economista em 1998. Atuou como membro titular e suplente do Conselho de Administração de empresas como Aços Villares, Tecnologos S.A., América Latina Logística, Vale do Rio Doce, Valepar, Telemar Participações e CTX.

Celso Fernando Lucchesi. Graduado em Geologia pela UFRGS em 1972, desenvolveu-se em gestão empresarial através de cursos na Fundação Dom Cabral (PGA), Insead e Wharton School. Ingressou na Petrobras em 1973, onde foi Superintendente Executivo de E&P, Diretor Gerente e membro do Comitê de Negócios, e responsável pelas atividades de Estratégia Corporativa e Desempenho Empresarial entre 2003 e 2011, incluindo planejamento estratégico, elaboração dos planos de negócios, orçamento, desempenho e análise de projetos de investimentos. É vice presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Mundial de Energia desde 2003 e foi membro do Conselho de Administração da Petroquímica Paulínia (PPSA) de 2005 a 2008.

Cesar Guillermo Gonzalez Neuman. Graduado em Eletronics pela Columbia University -Nova York, passou 24 anos na Schlumberger em diversas posições-chave da administração na América Latina, América do Norte, Europa e África do Norte, tais como (i) Diretor de Recursos Humanos da Dowell Schlumberger, entre 1993 e 1995; (ii) diretor presidente da Schlumberger Industries & Technologies na America Latina, entre 1996 e 2000; (iii) Diretor Vice-Presidente e Gerente-Geral do setor de water management e Diretor de Marketing e Desenvolvimento de Negócios do setor de Energia e Utilities, da SchlumbergerSema entre 2001 e 2002. Posteriormente, exerceu o cargo de Managing Director do The Southdoors Group, de 2003 a 2008 Entre 2009 e 2013, atuou como Secretário Executivo da Associação Regional de Empresas de Petróleo, Gás e Biocombustíveis na América Latina e no Caribe (ARPEL). Atualmente está aposentado e tem se envolvido em consultoria independente, desenvolvimento de negócios e atividades sociais na Argentina e no Peru.

Luiz Augusto Marciano da Fonseca. Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia Mauá – SP em 1975 e em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1984. Realizou pós-graduação em Engenharia de Petróleo pela Petrobrás – SENBA em 1976 e MBA em Management Avançado pelo INSEAD/Fundação Dom Cabral, de agosto a outubro de 2002. Ingressou na Petrobras America Inc. em 1988, onde exerceu o cargo de Gerente de Operações até 1991. Exerceu os cargos de (i) Officer Director & Engineering Services Manager da Braspetro Oil Services (Brasoil), entre 1991 e 1992; (ii) Gerente de Desenvolvimento de Negócios e Chefe do Gabinete do Presidente da Petrobras entre 2000 e 2003; (iii) Diretor de Relações Institucionais, Marketing e Comunicação da Petrobras Energia S.A e membro do Conselho de Administração da Petrobras Energia Participaciones, na Argentina, entre 2003 e 2005; (iv) Country Manager da Petrobras Energia e membro do Conselho de Administração do Oleoducto de Crudos Pesados (OCP), no Equador, entre 2006 e 2008; (v) Diretor Comercial da PMCC, entre 2010 e 2011; (vi) Diretor Comercial da Logum Logística S.A., entre 2011 e 2013. Atuou, ainda, como CEO da Organização Latino Americana de Energia (OLADE), entidade regional de energia que congrega 26 países da América Latina e Caribe, entre 1997 e 1999. Atualmente, exerce o cargo de Managing Director da Parole Serviços e Consultoria Empresarial Ltda. 

Ricardo Doebeli. Graduado em Administração de Empresas pela FURB – Fundação Universitária da Região de Blumenau – SC e MBA em Administração Geral pelo IBMEC – Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais – São Paulo – SP. Atua há 18 anos em consultorias especializadas em projetos de reestruturação e melhoria de performance e acumula experiência como executivo nas áreas administrativa, financeira e comercial. Tem passagem pela Galeazzi & Associados, consultoria em que atuou como sócio, e pelo Supermercado Gimenes, Tend Tudo e Pierre Alexander, empresas em que assumiu a gestão interina como CEO. Ingressou na Lupatech, como Diretor Presidente em 2013, após exercer o cargo de sócio diretor na GG Investimentos, onde liderou diversas frentes de negócio de private equity e participou como gestor e conselheiro nas empresas investidas. 

Simone Anhaia Melo. Graduada em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1988, pós-graduada em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos e cursos nível doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, tais como Direito Ambiental e Política Ambiental. Realizou, ainda, Curso de Regulação (PRO-REG) pela London School of Economics em 2010 e Curso de Análise de Impacto Regulátório OCDe (PRO-REG/Programa de Treinamento Banco Mundial) em 2013. Exerceu ainda os seguintes cargos (i) Gerente e Pesquisadora no Laboratório de Gestão Ambiental da Embrapa entre 1995 e 2002; (ii) Gerente Ambiental da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), entre 2002 e 2007; (iii) Assessora Sênior da ANP entre 2007 e 2013. Atualmente, atua como consultora no setor de Óleo, Gás e Biocombustíveis. 

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é o órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O conselho fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, caso em que atuará durante um exercício social específico quando instalado a pedido dos acionistas que representem, no mínimo, 2% das ações com direito a voto e cada período de seu funcionamento terminará na primeira assembléia geral ordinária após a sua instalação.

As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia. A Lei das Sociedades por Ações também exige que o Conselho Fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros e seus respectivos suplentes.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal da Lupatech não poderá conter membros que (i) sejam membros do seu Conselho de Administração; (ii) sejam membros da sua Diretoria Executiva; (iii) sejam empregados, de sociedade controlada ou sob seu controle comum; ou (iv) sejam cônjuges ou parentes até o terceiro grau de qualquer membro da Administração da Companhia.

O Estatuto Social da Lupatech prevê o Conselho Fiscal de caráter não permanente, eleito unicamente a pedido dos acionistas da Companhia em assembléia geral. O Conselho Fiscal foi eleito na Ago de 30/04/2012, composto por 3 (três)  membros e 3 (três) suplentes, conforme abaixo.

 

Nome Data de Eleição Cargo
Roberto Perozzi 30/04/2014 Conselheiro Fiscal
Henrique Jager     30/04/2014 Conselheiro Fiscal
Karlla Farias de Senna Garcia de Lima 30/04/2014 Conselheiro Fiscal Suplente
Gustavo Tenorio Reis 30/04/2014 Conselheiro Fiscal 

Karlla Farias de Senna Garcia de Lima. Economista pela Universidade Federal Fluminense com MBA em finanças pelo IBMEC, possui mais de 14 anos de experiência na área de análise de investimentos, notadamente em oportunidades em Renda Variável. Passou por empresas como Eletrobras, Duloren e Fundação Vale do Rio doce de Seguridade Social - Valia. Atualmente, é analista de investimentos na Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros.

Diretoria Executiva

O Estatuto Social da Lupatech prevê que a Diretoria seja composta por até nove membros, acionistas ou não, residentes no País. Os diretores são responsáveis pela execução das decisões do Conselho de Administração e pela administração direta da Companhia.

A Diretoria é composta atualmente por 4 diretores eleitos pelo Conselho de Administração, com mandato de um ano, renovável por igual período, acionistas ou não.
 

Nome Data de Eleição Cargo / Designação
Ricardo Doebeli 07/02/2013 Presidente
Carlos Mario Calad Serrano 18/02/2013 Diretor de Serviços
Edson Antônio Foltran 18/02/2013 Diretor de Supply
João Raful 28/05/2012 Diretor de Recursos Humanos
Murilo Antunes de Oliveira Filho 18/02/2013 Diretor de Produtos
Thiago Piovesan 07/02/2013 Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

Ricardo Doebeli. Graduado em Administração e com MBA em Administração Geral pelo IBMEC, foi sócio da GG Investimentos por 5 anos atuando em diversas frentes do negócio de Private Equity. Foi sócio da Galeazzi & Associados, onde trabalhou por 13 anos, conduzindo projetos de reestruturação e melhoria de performance. Com larga experiência em planejamento, acumula experiência como executivo nas áreas administrativa, financeira e comercial. Foi CEO das empresas Supermercado Gimenes, Tend Tudo e Pierre Alexander, em processos de gestão interina e participou na análise de investimentos de projetos em diversos setores. Participou ativamente em diversos conselhos.

Carlos Mario Calad Serrano. Engenheiro elétrico pela Universidade de Los Andes, em Bogotá, possui cursos de Coaching Certification e Creating Breakthrough Strategies pela Universidade de Columbia, Gestão Estratégica de Marketing, na Universidade de Stanford e Harvard. Foi executivo sênior da Archer, empresa internacional da Indústria Serviços de Petróleo e Gás e ocupou posições de gestão em empresas internacionais e nacionais de petróleo na América Latina, Espanha e Ásia.

Edson Antônio Foltran. Administrador formado pela Universidade Metodista do Estado de São Paulo com curso de pós-graduação e extensão em finanças corporativas pela Fundação Dom Cabral e em supply chain pela Fundação Getúlio Vargas. Foi diretor de compras e abastecimento na Schlumberger Serviços de Petróleo Ltda., diretor de compras e logística na Delga Automotiva Indústria E Comércio Ltda., Visteon Sistemas Automotivos Ltda. e Lear Corporation; e Gerente de International Process Office para a américa do sul na Delphi Automotive / General Motors do Brasil e Argentina).

João Raful. Graduado em Psicologia pela UNIP com pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV, MBA em Recursos Humanos pela USP e MBA em Recursos Humanos pela Columbia University (New York), possui experiência de 20 anos em Recursos Humanos, trabalhando em empresas multinacionais como Cigna, Avery Dennison e Aços Villares (Gerdau). É Diretor Corporativo de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional da Lupatech desde 2009.

Murilo Antunes de Oliveira Filho. Engenheiro elétrico formado pela, UNIFEI, com MBA em Desenvolvimento de Executivos pelo PMD, IESE/Barcelona e Gestão Empresarial na FGV, além de Pós-MBA em Desenvolvimento de Executivos na Fundação Dom Cabral MBA. Possui mais de vinte e cinco anos de experiência na área industrial de empresas nacionais e multinacionais, nos segmentos de engenharia, hidrelétrica, siderurgia e automotivo. Tem vivência na definição e implantação de modelo de negócio, alinhado à estratégia de crescimento e área comercial, processos de aquisição e fusão de empresas e sólido conhecimento em ferramentas de Gestão e de estratégias de implantação de sistemas de manutenção e de gestão de investimentos.

Thiago Piovesan. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade São Judas Tadeu com MBA em Finanças Corporativas pela FGV, possui mais de 12 anos de experiência em grandes empresas de auditoria como PriceWaterhouseCoopers, Artur Andersen e Deloitte, atuando boa parte deste como senior management e responsável pela auditoria de grandes empresas, nacionais e multinacionais. É responsável pela Controladoria Corporativa da Lupatech desde 2008.

 
Última Atualização: 17 de outubro de 2014.

 

 

 

 
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2009-06-15T14:39:17
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