Busca:
Acesso Rápido:

Governança Corporativa Conselho de Administração, Diretoria e Conselho Fiscal

Conselho de Administração, Diretoria e Conselho Fiscal

De acordo com o Estatuto Social da Lupatech, a Companhia é administrada pelo Conselho de Administração e pela Diretoria, composta pelo Diretor Presidente, o Diretor de Relações com Investidores e demais Diretores sem designação específica. O Estatuto Social da Lupatech prevê o Conselho Fiscal de funcionamento não permanente, composto de, no mínimo 3 e no máximo 5 membros, com igual número de suplentes, devendo ser instalado nos exercícios sociais a pedido dos acionistas da Companhia. 
 

Conselho de Administração

O Estatuto Social da Lupatech prevê que o Conselho de Administração seja composto de no mínimo 5 (cinco) e no máximo 9 (nove) membros, e até igual número de suplentes. O Conselho de Administração deverá ser composto, em sua maioria, por Conselheiros Independentes, eleitos pela Assembléia Geral de Acionistas, com mandato unificado e com duração de 2 anos, permitida a reeleição. Excepcionalmente e para fins de transição, quando o Poder de Controle da Companhia passar a ser exercido de forma difusa, conforme definido no Estatuto Social da Lupatech, os membros do Conselho de Administração poderão ser eleitos uma única vez, com mandato unificado de até 3 anos.

Os membros do Conselho de Administração da Lupatech devem ser residentes no País. As competências do Conselho de Administração incluem a definição da orientação geral dos negócios da Companhia, a eleição dos diretores e a supervisão da administração.

Nome Data de Eleição Cargo
Antônio Carlos Augusto Ribeiro Bonchristiano 04/05/2012 Conselheiro
Caio Marcelo de Medeiros Melo 04/05/2012 Conselheiro
Luis Fernando Perini 29/08/2013 Conselheiro
Alessandro Golombiewski Teixeira 27/09/2013 Conselheiro Independente
Celso Fernando Lucchesi 04/05/2012 Conselheiro Independente
José Coutinho Barbosa 04/05/2012 Conselheiro Independente
Newton Carneiro da Cunha 04/05/2012 Conselheiro Independente
André Machado Mastrobuono 04/05/2012 Conselheiro Suplente
João Henrique Braga Junqueira 04/05/2012 Conselheiro Suplente
Manuela Cristina Lemos Marçal 04/05/2012 Conselheira Suplente
Marcelo Marcolino 04/05/2012 Conselheiro Suplente

Antonio Carlos Augusto Ribeiro Bonchristiano. Bacharel em política, filosofia e economia pela University of Oxford, é Co-Presidente do Conselho e Co-CEO da GP Investments. Ingressou na GP em 1993, tendo se tornado diretor em 1995. Antes de entrar na GP, foi sócio da Johnston Associates, uma empresa de consultoria financeira com sede em Londres, e trabalhou para Salomon Brothers em Londres e Nova York. Atua como membro do conselho de administração da BR Properties, San Antonio, Allis, LBR – Lácteos Brasil, Estácio, BHG – Brazil Hospitality Group, Sascar e BRZ Investimentos. Anteriormente, atuou como membro do conselho de administração da LA Hotels, Sé Supermercados, ALL, Kuala, CEMAR, ABC Supermercados, Gafisa, Hopi Hari, Submarino, Equatorial Energia e Playcenter. Também foi diretor financeiro da SuperMar Supermercados e fundados e CEO do Submarino.

Caio Marcelo de Medeiros Melo. Graduado em Economia pela Universidade de Brasília em 1997, atualmente é Superintendente da Área de Mercado de Capitais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES onde ingressou como economista em 1998. Atuou como membro titular e suplente do Conselho de Administração de empresas como Aços Villares, Tecnologos S.A., América Latina Logística, Vale do Rio Doce, Valepar, Telemar Participações e CTX.

Luis Fernando Perini. Graduado em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, com mestrado em Administração pela The University of Chicago Booth School of Business. Vasta experiência empresarial, especialmente nas empresas Lyor Cosméticos e Inovatech Tecnologia Cosmética, onde foi fundador e nesta última atua como gerente, sendo responsável pela elaboração de estratégia de desenvolvimento e crescimento da empresa, e pela criação de novas estratégias comerciais com abertura de novos mercados na Europa e na América Latina.

Alessandro Golombiewski Teixeira. Doutor em competitividade Tecnológica e Industrial, com ênfase em Comércio Exterior, pela Universidade de Sussex, Inglaterra e mestre em Economia na América Latina pela Universidade de São Paulo. Participou da criação e presidiu a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI. Foi coordenador da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior do Governo Federal Brasileiro, Secretário Executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial - CNDI e conselheiro dos Fundos Setoriais do Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT. Presidiu a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex-Brasil e a Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimentos (WAIPA) e foi nomeado “Personalidade do Ano 2008 - América Latina” pelo renomado jornal britânico The Financial Times. Foi Secretario Executivo do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comercio Exterior, presidindo varias comissões e conselhos internos ao Governo, como SEBRAE, Conselho da SUFRAMA e Fundos Setoriais de Ciência e Tecnologia entre outros. A partir de junho de 2013 passou a desempenhar a função de Assessor Especial da Presidenta da Republica. Atualmente é Conselheiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES e da Klabin S/A, além da Lupatech S.A. Tem larga experiência internacional, atuando como consultor de Business Development para o Departamento de Comércio e Indústria (DTI) e para o Sistema Nacional de Saúde (SNS) do Governo Britânico, atuando ainda como consultor de Desenvolvimento Tecnológico para a Academia Internacional de Ciências, em Paris.

Celso Fernando Lucchesi. Graduado em Geologia pela UFRGS em 1972, desenvolveu-se em gestão empresarial através de cursos na Fundação Dom Cabral (PGA), Insead e Wharton School. Ingressou na Petrobras em 1973, onde foi Superintendente Executivo de E&P, Diretor Gerente e membro do Comitê de Negócios, e responsável pelas atividades de Estratégia Corporativa e Desempenho Empresarial entre 2003 e 2011, incluindo planejamento estratégico, elaboração dos planos de negócios, orçamento, desempenho e análise de projetos de investimentos. É vice presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Mundial de Energia desde 2003 e foi membro do Conselho de Administração da Petroquímica Paulínia (PPSA) de 2005 a 2008.

José Coutinho Barbosa. Graduado em Geologia pela Escola de Minas de Ouro Preto (MG), com mestrado em geofísica patrocinado pela Petrobras, onde ingressou em 1965, havendo exercido funções técnicas e gerenciais, no País e no exterior. Gerente de Exploração da Braspetro, então subsidiária para atividades no exterior, no Egito, Presidente da Petrobras América Inc., em Houston (EUA, 1987/1991), Vice-Presidente Executivo da Petrobras Internacional S.A., (1992/1998), Presidente interino da Petrobras em várias oportunidades e Diretor de Exploração e Produção da Petrobras de 1999 até seu desligamento em janeiro de 2003, quando incorporou a Firma Net Pay Óleo & Gás Ltda., para a prestação de serviços de consultoria nas áreas de óleo e gás.

Newton Carneiro da Cunha. Graduado em Gestão Financeira e pós graduação em Finanças Corporativas pela Universidade Estácio de Sá e MBA em Previdência Complementar pelo Instituto IDEAS. Atua como Diretor Administrativo da Fundação Petrobras de Seguridade Social – PETROS e Membro do Conselho de Administração da Indústrias Romi S/A. Foi Membro do Conselho de Gestão da Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, Membro do Conselho de Administração da Termobahia S.A., Solpart Participações S.A., Contax Participações S.A. e Secretário-Geral da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão – ANAPAR.
 

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é o órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O conselho fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, caso em que atuará durante um exercício social específico quando instalado a pedido dos acionistas que representem, no mínimo, 2% das ações com direito a voto e cada período de seu funcionamento terminará na primeira assembléia geral ordinária após a sua instalação.

As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia. A Lei das Sociedades por Ações também exige que o Conselho Fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros e seus respectivos suplentes.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal da Lupatech não poderá conter membros que (i) sejam membros do seu Conselho de Administração; (ii) sejam membros da sua Diretoria Executiva; (iii) sejam empregados, de sociedade controlada ou sob seu controle comum; ou (iv) sejam cônjuges ou parentes até o terceiro grau de qualquer membro da Administração da Companhia.

O Estatuto Social da Lupatech prevê o Conselho Fiscal de caráter não permanente, eleito unicamente a pedido dos acionistas da Companhia em assembléia geral. O Conselho Fiscal foi eleito na Ago de 30/04/2012, composto por 3 (três)  membros e 3 (três) suplentes, conforme abaixo.

 

Nome Data de Eleição Cargo
Amoreti Franco Gibbon 30/04/2013 Conselheiro Fiscal
Cláudio Barbosa da Rocha 30/04/2013 Conselheiro Fiscal
Karlla Farias de Senna Garcia de Lima 30/01/2014 Conselheiro Fiscal
Alexandre Machado de Souza 30/04/2013 Conselheiro Fiscal Suplente
Juliano Puchalski Teixeira 30/04/2013 Conselheiro Fiscal Suplente

Amoreti Franco Gibbon. Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis São Judas Tadeu - Porto Alegre (RS), teve experiência profissional em empresas como Máquinas e Moto-Peças Wallig S.A., Indústria de Celulose Borregaard S.A. e Grupo Peixoto de Castro (Gravataí – RS). Também foi sócio da PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes. Foi professor universitário na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis São Judas Tadeu - Porto Alegre (RS). De 2005 a 2007 foi Conselheiro Fiscal do Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano, de 2006 em diante foi Consultor tributário e empresarial, e desde 2007 é Conselheiro fiscal de Forjas Taurus S.A..

Cláudio Barbosa da Rocha. Graduado em Engenharia Mecânica pela UERJ, Pós-Graduado em Marketing Estratégico pela FGV/RJ e em Finanças Corporativas pelo IAG/PUC-Rio, Mestre em Administração pelo IAG/PUC-Rio, desempenhou diversas funções para empresas como Embratel, Tigre – Tubos e Conexões, Springer Carrier e Finep. No BNDES desde 2009, hoje exerce uma das gerências no Departamento de Acompanhamento e Gestão da Carteira 1 (DEPAC 1) da Área de Mercado de Capitais.

Karlla Farias de Senna Garcia de Lima. Economista pela Universidade Federal Fluminense com MBA em finanças pelo IBMEC, possui mais de 14 anos de experiência na área de análise de investimentos, notadamente em oportunidades em Renda Variável.
Passou por empresas como Eletrobras, Duloren e Fundação Vale do Rio doce de Seguridade Social - Valia. Atualmente, é analista de investimentos na Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros.

Diretoria Executiva

O Estatuto Social da Lupatech prevê que a Diretoria seja composta por até nove membros, acionistas ou não, residentes no País. Os diretores são responsáveis pela execução das decisões do Conselho de Administração e pela administração direta da Companhia.

A Diretoria é composta atualmente por 4 diretores eleitos pelo Conselho de Administração, com mandato de um ano, renovável por igual período, acionistas ou não.
 

Nome Data de Eleição Cargo / Designação
Ricardo Doebeli 07/02/2013 Presidente
Carlos Mario Calad Serrano 18/02/2013 Diretor de Serviços
Edson Antônio Foltran 18/02/2013 Diretor de Supply
João Raful 28/05/2012 Diretor de Recursos Humanos
Murilo Antunes de Oliveira Filho 18/02/2013 Diretor de Produtos
Thiago Piovesan 07/02/2013 Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

Ricardo Doebeli. Graduado em Administração e com MBA em Administração Geral pelo IBMEC, foi sócio da GG Investimentos por 5 anos atuando em diversas frentes do negócio de Private Equity. Foi sócio da Galeazzi & Associados, onde trabalhou por 13 anos, conduzindo projetos de reestruturação e melhoria de performance. Com larga experiência em planejamento, acumula experiência como executivo nas áreas administrativa, financeira e comercial. Foi CEO das empresas Supermercado Gimenes, Tend Tudo e Pierre Alexander, em processos de gestão interina e participou na análise de investimentos de projetos em diversos setores. Participou ativamente em diversos conselhos.

Carlos Mario Calad Serrano. Engenheiro elétrico pela Universidade de Los Andes, em Bogotá, possui cursos de Coaching Certification e Creating Breakthrough Strategies pela Universidade de Columbia, Gestão Estratégica de Marketing, na Universidade de Stanford e Harvard. Foi executivo sênior da Archer, empresa internacional da Indústria Serviços de Petróleo e Gás e ocupou posições de gestão em empresas internacionais e nacionais de petróleo na América Latina, Espanha e Ásia.

Edson Antônio Foltran. Administrador formado pela Universidade Metodista do Estado de São Paulo com curso de pós-graduação e extensão em finanças corporativas pela Fundação Dom Cabral e em supply chain pela Fundação Getúlio Vargas. Foi diretor de compras e abastecimento na Schlumberger Serviços de Petróleo Ltda., diretor de compras e logística na Delga Automotiva Indústria E Comércio Ltda., Visteon Sistemas Automotivos Ltda. e Lear Corporation; e Gerente de International Process Office para a américa do sul na Delphi Automotive / General Motors do Brasil e Argentina).

João Raful. Graduado em Psicologia pela UNIP com pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV, MBA em Recursos Humanos pela USP e MBA em Recursos Humanos pela Columbia University (New York), possui experiência de 20 anos em Recursos Humanos, trabalhando em empresas multinacionais como Cigna, Avery Dennison e Aços Villares (Gerdau). É Diretor Corporativo de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional da Lupatech desde 2009.

Murilo Antunes de Oliveira Filho. Engenheiro elétrico formado pela, UNIFEI, com MBA em Desenvolvimento de Executivos pelo PMD, IESE/Barcelona e Gestão Empresarial na FGV, além de Pós-MBA em Desenvolvimento de Executivos na Fundação Dom Cabral MBA. Possui mais de vinte e cinco anos de experiência na área industrial de empresas nacionais e multinacionais, nos segmentos de engenharia, hidrelétrica, siderurgia e automotivo. Tem vivência na definição e implantação de modelo de negócio, alinhado à estratégia de crescimento e área comercial, processos de aquisição e fusão de empresas e sólido conhecimento em ferramentas de Gestão e de estratégias de implantação de sistemas de manutenção e de gestão de investimentos.

Thiago Piovesan. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade São Judas Tadeu com MBA em Finanças Corporativas pela FGV, possui mais de 12 anos de experiência em grandes empresas de auditoria como PriceWaterhouseCoopers, Artur Andersen e Deloitte, atuando boa parte deste como senior management e responsável pela auditoria de grandes empresas, nacionais e multinacionais. É responsável pela Controladoria Corporativa da Lupatech desde 2008.

 
Última Atualização: 04 de fevereiro de 2014.

 

 

 

 
Lupatech S.A. 2009 - Todos os direitos reservados Política de Privacidade | Termos e Condições
Lupatech
2009-06-15T14:39:17
2009-06-24T11:55:40