Busca:
Acesso Rápido:

A companhia Estratégia e Vantagens Competitivas

Estratégia e Vantagens Competitivas

Vantagens Competitivas

A Lupatech possui as seguintes vantagens competitivas:

  • Tecnologias: A Lupatech possui centro de pesquisa e desenvolvimento próprio, o CPDL (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Lupatech), que dispõe de profissionais com ampla experiência e metodologias para garantir excelência nos resultados obtidos nas melhorias de processos e serviços. Em paralelo ao desenvolvimento interno de novas tecnologias, metodologias e técnicas industriais, a Companhia acumulou novas tecnologias resultantes do processo de aquisições de novos negócios e desenvolve joint ventures com empresas que operam em negócios complementares aos da Lupatech.
  • Operações. Como forma de preparar a capacidade fabril da Companhia em decorrência das novas perspectivas de demanda por equipamentos para o mercado de produção de petróleo e gás e válvulas industriais, a Lupatech investiu na expansão da capacidade de produção e em produtividade das unidades industriais, tendo hoje quase a totalidade das instalações industriais no estado da arte. As operações industriais da Lupatech abastecem-se essencialmente de fornecedores de matérias primas e insumos produzidos no Brasil, o que resulta em maior percentual de “Conteúdo Local” para os produtos da Companhia.
  • Gestão experiente e qualificada e plano de retenção. Possui equipe de gestão com ampla experiência nos segmentos de atuação da Companhia, formada por grupo de profissionais que trabalha em equipe há cerca de 25 anos, que foi reforçada pela retenção de talentos que trabalhavam para empresas adquiridas, o que permitiu a continuidade da condução dos negócios e a manutenção do conhecimento, garantindo a preservação de valor do negócio adquirido. Uma nova geração de profissionais juntou-se aos de maior experiência e esse processo faz parte do plano sucessório da gestão.  Parcela importante da remuneração da equipe de gestão está atrelada ao atingimento de metas de crescimento e rentabilidade, e é disponibilizada por meio de programa de participação nos resultados e de opção de compra de ações, e que permite alinhar interesses.
  • Estrutura de Capital. A Companhia possui estrutura de capital composta essencialmente por recursos provenientes do Mercado de Capitais, como Debêntures, Bônus Perpétuos, além dos recursos advindos da abertura de capital em 2006 que foram aplicados essencialmente na formação de ativos visando o processo de expansão. A estrutura de capital existente na Companhia proporciona flexibilidade financeira, vencimento de longo prazo, reduzindo riscos financeiros e proporcionando custo de capital atrativo para financiar as operações da Lupatech.
  • Posicionamento único para se beneficiar dos significativos investimentos no setor de petróleo e gás. A Lupatech ocupa posição altamente privilegiada para capturar as oportunidades de crescimento associadas aos investimentos previstos para o setor de petróleo e gás, em decorrência, dentre outros fatores (i) de sua liderança no setor, (ii) da alta qualidade e tecnologia de seus produtos, (iii) de sua estrutura comercial, (iv) do baixo número de competidores brasileiros aptos a realizar os investimentos necessários para competir adequadamente no setor, e (v) da orientação do Governo Federal no sentido de se priorizar produtos manufaturados no Brasil. 
  • Comprovada Capacidade de Integrar Companhias Adquiridas com Sucesso. A Companhia possui um histórico de sucesso na integração de empresas. Adicionalmente às sinergias e economias de escala obtidas com as aquisições, implementou seu eficiente modelo de gestão que permite às empresas adquiridas rapidamente produzir e comercializar produtos com os mesmos padrões de qualidade, produtividade e rentabilidade que são verificados nas suas unidades.
  • Liderança e Base Instalada de Produtos. A Lupatech é líder, no Brasil e na Argentina, na produção e comercialização de válvulas industriais, cabos de ancoragem e outros produtos instalados em plataformas, gasodutos e unidades fabris de grandes grupos industriais, através das marcas “Lupatech CSL”, “Lupatech MNA”, “Lupatech Tecval”, “Lupatech Esferomatic”, "Lupatech Oilfield Services",“Lupatech Oil Tools”, “Lupatech Oil & Gas Services”, “Lupatech Tubular Services”, “Lupatech Fiberware”, “Lupatech Monitoring Systems”, “Norpatagonica”, “Aspro” e “Sinergás”. Possui significativa participação de mercado no Mercosul e uma ampla rede de distribuidores e revendedores. Recentemente, com o programa de aquisições, expandiu sua presença de mercado, unindo na Lupatech negócios com destacada diferenciação tecnológica, na maioria dos casos, desenvolvida no Brasil, consolidando assim um estreito relacionamento com seus clientes, colocando-a em posição privilegiada em relação aos seus concorrentes para melhor aproveitar as diferentes oportunidades dos segmentos em que atua.
  • Alta Qualidade, Tecnologia e Prestação de Serviços de Manutenção. A Lupatech é classificada no nível mais alto de qualidade no cadastro de fornecedores da Petrobras (“Nível A”) e seus processos e produtos contam com importantes certificações internacionais. Os seus produtos incorporam alta tecnologia, desenvolvida em seu centro de pesquisas e em parceria com seus clientes. Adicionalmente, a sua presença local garante a proximidade junto aos seus clientes e a prestação rápida e eficiente de serviços de manutenção, que fortalecem o vínculo de suas parcerias. A Companhia acredita que esses fatores criem uma importante barreira à entrada de competidores.
  • Estrutura Comercial Bem Estruturada e Capacitada, no Brasil e no Exterior. A Companhia acredita ser uma das únicas fornecedoras brasileiras capazes de atender os seus clientes em diversas áreas do território brasileiro, por meio de uma equipe de vendas e assistência técnica, e de ampla rede de distribuidores credenciados e revendedores, com alto conhecimento técnico. Adicionalmente, exporta seus produtos para aproximadamente 20 países e possui representantes nos Estados Unidos, na Europa, na Ásia e na América Latina. Dada à aplicação crítica de seus produtos, essa agilidade e eficiência aumentam a sua atratividade e consolidam sua posição de liderança.
  • Práticas Superiores de Governança Corporativa. A Lupatech possui um histórico importante de relacionamento com investidores de capital de risco (fundos de private equity), tais como Bozano Simonsen Advent – Fundo Mútuo de Investimentos em Empresas Emergentes, CRP Caderi Capital de Risco S.A., GP Administradora de Recursos e Natexis - Axxon Group, além da BNDESPAR. O contínuo relacionamento com esses investidores consolidou uma cultura de transparência, de criação de valor para seus acionistas e a adoção de práticas superiores de governança corporativa em linha com aquelas exigidas de companhias abertas, incluindo-se um conselho de administração atuante e demonstrações financeiras auditadas por uma dentre as quatro maiores empresas de auditoria internacionais desde 1987, e publicação de seus demonstrativos financeiros em padrões internacionais desde 2008 (IFRS).
  • Exposição Limitada a Volatilidade do Preço do Petróleo. O seu negócio está relacionado aos programas de investimento de seus clientes. Apesar das receitas de seus clientes da indústria de petróleo serem diretamente afetadas pela volatilidade dos preços internacionais de petróleo, os programas de investimentos destes clientes geralmente não são baseados no preço do petróleo. Ao invés disto, os investimentos que estas empresas de petróleo fazem em sua infra-estrutura são impulsionados pelas suas necessidades de manutenção e expansão. Além disto, a Companhia acredita que alguns de seus clientes desenvolveram estratégias de longo prazo mais focadas em manter a auto-suficiência de petróleo no Brasil do que maximizar os lucros. O fato das suas atividades estarem, portanto, relacionadas às necessidades de seus clientes, que costumam ser mais estáveis, tende a limitar a sua exposição à volatilidade do preço do petróleo, o que pode afetar outras empresas na indústria de petróleo e gás.
     

Posicionamento de Mercado

A Lupatech possui liderança de mercado na maioria dos segmentos em que atua:

  • Na produção de válvulas no Mercosul para aplicações industriais, principalmente petróleo e gás;
  • No segmento de cabos de fibra sintética (poliéster) para ancoragem de plataformas;
  • Única empresa brasileira no segmento de equipamentos para exploração de petróleo e gás;
  • Provedora de serviços para o setor de petróleo e gás;
  • Na produção e comercialização mundial de compressores para GNV;
  • Fornecedora líder em microfusão e partes injetadas com pó metálico para clientes sofisticados, principalmente para empresas automotivas.
  • Revestimento de tubulações (Tube Coating) através da aplicação de materiais anti-corrosão, em tubos e equipamentos para petróleo e gás.

A Lupatech orgulha-se da qualidade do desenvolvimento tecnológico de projetos, sempre antecipando-se as tendências e demandas do mercado. Orgulha-se também da equipe de vendas, que construiu nestes 29 anos fortes relacionamentos em todo Brasil e demais países, colaborando para a criação de marcas fortes no mercado como “Lupatech MNA", “Lupatech CSL”, “Lupatech Tecval”, “Lupatech Oil Tools”, “Lupatech Esferomatic”, "Lupatech Oilfield Services",“Lupatech Oil & Gas Services”, “Lupatech Tubular Services”, “Lupatech Monitoring Systems”, “Aspro”, “Sinergás” e “Norpatagonica”.

É Companhia inovadora, que possui seu próprio Centro de Pesquisa de Desenvolvimento (CPDL). Esta iniciativa permite desenvolver produtos inovadores que geraram patentes internacionais, como a tecnologia de injeção em pó, onde foi a primeira empresa a desenvolver esta tecnologia na América Latina.

Seu rígido controle de qualidade em todas as unidades garante certificações de agências internacionais de seus produtos e processos. É um dos poucos fornecedores de válvulas para Petróleo e Gás classificado como “Level A” pela Petrobras (maior nível na classificação), e foi premiada pela General Motors em 2007 como o “Worldwide Supplier of the Year”.

A Lupatech é uma Companhia destacadamente reconhecida por seus clientes, já que oferece soluções customizadas desenvolvidas em parceria com os mesmos com serviço de pós-venda e em campo, com alta qualidade e importantes certificações internacionais. A Companhia acredita que seus produtos são reconhecidos por seu alto nível de especialização, inovação tecnológica e qualidade. É líder no Mercosul, na produção de válvulas industriais e equipamentos para controle de fluídos e automação, principalmente para a indústria brasileira de petróleo e gás, e também líder global na produção de cabos de ancoragem de poliéster para ancoragem de plataformas. É uma das poucas companhias brasileiras fornecendo produtos e serviços para a indústria brasileira de desenvolvimento e produção de petróleo e gás. No Segmento Energy Products, por exemplo, o cabo de ancoragem de poliéster da marca UltraSeven® produzido pela Lupatech é a única marca brasileira no mercado.

Estratégia

A Companhia acredita que o setor de petróleo e gás apresentará crescimento expressivo nos próximos anos em decorrência dos investimentos anunciados pelas companhias produtoras de Petróleo e Gás  e da necessidade de manutenção das infra-estruturas já existentes, para o crescimento da produção de petróleo e gás almejada, bem como para reparação de plataformas e refinarias. O objetivo principal da Companhia é capturar as oportunidades associadas a estes investimentos em desenvolvimento de novos campos e na reposição de equipamentos na fase de produção. Adicionalmente, a Companhia busca consolidar o mercado Latino Americano de válvulas industriais, bem como aproveitar outras oportunidades de crescimento e investimento em negócios e produtos correlatos com suas atuais áreas de atuação. Para tanto, os principais componentes da sua estratégia são:

  • Buscar a Consolidação do Mercado por meio de Aquisições Estratégicas. Os segmentos em que atua são caracterizados no Brasil pela presença de empresas de pequeno e médio portes e, em sua maioria, familiares. Essa pulverização apresenta oportunidades estratégicas de crescimento significativo por meio de aquisições. A Companhia pretende continuar introduzindo seus conhecimentos tecnológicos e industriais às empresas adquiridas para que produzam e comercializem produtos com os mesmos padrões de qualidade, produtividade e rentabilidade verificados nos seus negócios. Na medida em que surjam oportunidades de mercado, também pretende adquirir, de forma seletiva, sociedades que, sob o ponto de vista estratégico, detenham tecnologia e/ou produtos utilizados em sua cadeia de produção.
  • Investir disciplinadamente nas ampliações da capacidade de produção. A Companhia está investindo disciplinadamente na expansão das suas unidades industriais, o que possibilita significativos ganhos de produtividade e escala, em linha com seu histórico recente, de forma a responder ao crescimento da demanda por seus produtos.
  • Ampliar o Portfólio de Produtos Lupatech por meio do Desenvolvimento de Novas Tecnologias e Produtos. A Companhia está empenhada em se manter líder e aumentar o seu grau de penetração junto aos seus clientes, oferecendo uma linha de produtos ainda mais completa, baseados no desenvolvimento de novas tecnologias e de novos produtos que atendam às especificações de seus clientes.
  • Continuar Investindo na Eficiência Operacional e na Redução de Custos. A Companhia pretende aliar a sua estratégia de crescimento à manutenção de sua eficiência operacional. Nesse sentido, continuará investindo na otimização de seus processos produtivos, na sua automação e no implemento de novas tecnologias que permitam a manutenção de seus custos em níveis baixos em relação à sua Receita Líquida.

 

Última Atualização: 14 de fevereiro de 2011
 

 

 
Lupatech S.A. 2009 - Todos os direitos reservados Política de Privacidade | Termos e Condições
Lupatech
2009-06-15T16:54:34
2009-06-24T14:29:04