Busca:
Acesso Rápido:

A companhia Sustentabilidade

Sustentabilidade

Responsabilidade Social

A Lupatech possui um grupo de voluntariado que promove diversas ações ao longo do ano, tais como, campanhas de doação de sangue, arrecadação de chocolates para a Páscoa, de agasalhos e de livros. O programa de voluntariado da Companhia tem por objetivo despertar nos empregados o sentimento de solidariedade e motivá-los para que valorizem a ação voluntária e ofereçam sua contribuição para construção de uma sociedade melhor para todos.

Além disso, a Lupatech estimula a cultura, tendo patrocinado a produção dos filmes nacionais “Nossa Senhora de Caravaggio” e “O Quatrilho”. A empresa apóia também o projeto de conservação do patrimônio da Igreja de São Pelegrino, em Caxias do Sul, enfatizando o seu compromisso e vínculo com a comunidade local.

A Lupatech desenvolve programas corporativos, visando a valorização e o bem estar de seus colaboradores. Dentre esses programas destacam-se:

  • Programa de Participação nos Resultados: O PPR é um programa que tem como objetivo proporcionar aos colaboradores da Lupatech a retribuição pelos resultados adicionais alcançados, provenientes da lucratividade e das melhorias internas promovidas.

  • Programa de Controle Médico e Saúde Operacional: Programas ligados à saúde e segurança dos colaboradores que a Lupatech cumpre regularmente, amparada e orientada pela Lei Trabalhista.

  • Programa Pró-Educar: Um convênio com escolas locais que permite o subsídio de 100% dos custos para conclusão do ensino fundamental e 70% para o ensino médio dos colaboradores da Lupatech, além de 50% nos cursos de pós-graduação na área de atuação do colaborador.

 

Aspectos Ambientais

Comprometida com a preservação ambiental, a Lupatech adota uma política sustentada em dois eixos: minimizar e reciclar os resíduos gerados. Sempre que possível os resíduos gerados são utilizados como matéria-prima para outros processos produtivos na própria companhia ou em terceiros e o restante tem destino e tratamento adequados, em atendimento à legislação ambiental.

As unidades industriais da Lupatech estão sujeitas a diversas leis, decretos, portarias, resoluções, licenças, regulamentos e normas  ambientais, nas esferas  municipal, estadual e federal.

Em atendimento a Legislação Brasileira, a companhia atende a procedimentos administrativos relativos à concessão de licenças ambientais (Licença Previa, de Instalação e de Operação). A legislação obriga que a construção, instalação, ampliação e o funcionamento de atividades que utilizem recursos naturais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, assim como os empreendimentos capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental tenha prévio licenciamento junto ao órgão federal e/ou estadual e /ou municipal competente integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA.

Todas as plantas industriais da companhia possuem licenças ambientais e cumprem com as condições e restrições dos documentos. O novo site da Lupatech MNA em Nova Odessa – SP é um exemplo da seriedade da companhia perante a questão do licenciamento, paralelo ao processo de obtenção da Licença Prévia e de Instalação foi realizada a Avaliação Preliminar e Investigação Comprobatória para a verificação da existência de passivos ambientais relacionados ao histórico de ocupação anterior do terreno. Atualmente a planta já possui Licença de Operação.

Sua política de gestão ambiental busca otimizar os processos produtivos para o melhor aproveitamento das matérias primas e minimização da geração de resíduos, além de incentivar a reciclagem e o reuso sempre que possível. Também faz parte de sua cultura promover a consciência coletiva para o uso racional dos recursos naturais e o combate ao desperdício, o atendimento as legislações pertinentes e a promoção da melhoria contínua dos processos visando à sustentabilidade ambiental.

Desde 2009 a companhia mantém um grupo composto de representantes de todas as unidades para trabalhar o tema sustentabilidade. A companhia possui uma política corporativa de Sustentabilidade tendo como base o respeito ao Meio Ambiente, a proteção da Saúde e Segurança dos colaboradores e a responsabilidade social, vislumbrando no futuro a certificação de todas as plantas nas normas ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000.

Atualmente três de suas unidades já possuem o certificado ISO 14001, a Lupatech Valmicro desde o ano de 2001, a Lupatech CSL desde  de 2008 e a Lupatech Equipamentos e Serviços para Petróleo (Oil & Gas) que possui além da ISO 14001 a OHSAS 18001 desde 2009. Várias outras unidades estão trabalhando forte na certificação ambiental e nas outras duas normas.

Nas unidades de Caxias do Sul e mais recentemente de Veranópolis, a Companhia possui aterros devidamente licenciados pela FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler – RS, para a disposição do resíduo gerado em maior quantidade no processo de microfusão, a casca cerâmica classificado pela NBR 10004 como resíduo não perigoso.

Em ambos os aterros são realizados monitoramentos semestrais do solo e da água subterrânea através de poços de monitoramento. O aterro da unidade de Caxias do Sul está em operação desde 2001 e já estpa em sua segunda célula, estima-se mais 2 anos de vida útil, já o de Veranópolis obteve em 2009 a Licença de Operação e deve operar com a disposição da casca por 15 anos podendo receber também o resíduo da Unidade de Caxias do Sul quando o aterro de lá estiver com a capacidade esgotada. Após o esgotamento dos aterros os terrenos podem ser utilizados para a ampliação do parque fabril em virtude das características do resíduo lá disposto. Em consonância com a política de gestão ambiental da companhia está em andamento dentro do CPDL (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Lupatech) um projeto de pesquisa que visa o reaproveitamento da casca cerâmica moída pelos próprios processos de microfusão em substituição de parte da matéria prima utilizada no processo de obtenção da casca cerâmica.

Em diversas unidades a companhia conta com espaços construídos atendendo à legislação ambiental para o armazenamento temporário dos resíduos, chamados de Central de Resíduos. Esses espaços além de serem totalmente fechados, possuem piso impermeabilizado e sistema de contenção para líquidos, para evitar que possíveis vazamentos atinjam o solo na parte externa do mesmo.

A Companhia mantém a mesma preocupação ambiental no que diz respeito aos resíduos líquidos. Está em funcionamento na unidade de Caxias do Sul, desde 2003, o SITEL – Sistema Integrado de Tratamento de Efluentes Líquidos Lupatech, responsável pelo tratamento de 100% dos efluentes de origem industrial e sanitária de toda a planta. Com a mesma preocupação, as demais unidades ou possuem estações de tratamento de efluentes ou trabalham com a terceirização do serviço enviando os seus efluentes para tratamento em empresas licenciadas para essa atividade. O comprometimento em relação ao correto descarte dos efluentes nos corpos hídricos é verificado por meio de análises químicas e de toxicidade realizadas periodicamente nas ETE’s da Companhia ou em auditorias nos terceirizados.

No que diz respeito ao reuso de água, a unidade de Americana possui um Sistema de Recirculação de Fluído que atende atualmente três linhas de testes de válvulas, minimizando o consumo de água tratada para essa finalidade, o mesmo deve acontecer em breve na Lupatech Tecval onde se está trabalhando no desenvolvimento de uma central de distribuição de fluido refrigerante que deverá operar com o reaproveitamento da água da chuva. A planta da Lupatech Monitoring Systems no Rio de Janeiro - RJ também faz a captação da água da chuva para atividades de jardinagem e limpeza de pisos. A unidade de Veranópolis também faz o reaproveitamento da água utilizando para o tratamento térmico na fundição o efluente proveniente da ETE. Já a Lupatech Mipel em Jacareí - SP adquiriu em 2008 um sistema de refrigeração fechado que possibilita a economia de 700.000 litros de água por mês. Para o site de Caxias do Sul em 2011 deve ser implantado um sistema de polimento do efluente final que irá possibilitar o reuso de 40.000 litros de água por dia no sistema de refrigeração das unidades Microinox e Steelinject.

São promovidas periodicamente campanhas educativas e de conscientização voltadas à orientação dos nossos colaboradores e da comunidade. Em Caxias do Sul, a empresa desenvolve há seis anos o projeto de educação ambiental “Sou consciente, cuido do Meio Ambiente” premiado em 2004 pela revista Expressão Ecologia como melhor projeto na área. O projeto, que é voltado a alunos da rede pública de ensino já recebeu mais de 2.000 alunos e representa uma oportunidade das crianças conhecerem uma empresa preocupada em aliar produtividade com os cuidados com o Meio Ambiente. A empresa oferece às escolas transporte gratuito para participarem do projeto e ao final da visita as crianças recebem lanche e material de divulgação símbolo da campanha composto de embalagem, bloco, folder e lápis todos confeccionados em material reciclado. O projeto tem sido estendido para outras unidades da companhia tendo a mesma formatação.

 

Última Atualização: 14 de fevereiro de 2011

 

 

 
Lupatech S.A. 2009 - Todos os direitos reservados Política de Privacidade | Termos e Condições
Lupatech
2009-06-15T11:48:32
2009-06-24T15:07:17